Um dossiê reputacional é como uma investigação prévia antes de negociações importantes para que uma empresa previna e minimize riscos envolvidos na operação. Com ele, é possível retratar a vida de pessoas físicas e jurídicas, a fim de estabelecer um ciclo de relacionamento sólido e saudável com clientes que a organização deseja manter próximos.
Quer saber como esse recurso pode auxiliar a sua empresa a reduzir riscos? Continue a leitura deste artigo.
Entendendo como funciona um dossiê reputacional
O dossiê reputacional é criado por dados que auxiliam uma companhia a conhecer melhor seus clientes, aumentando assim as chances de aproximar aqueles que trazem menor risco financeiro ou de imagem.
Com esse recurso, a organização dispõe de dados precisos para diminuir riscos nas tomadas de decisão de análise de créditos e de negócios importantes. E essa pesquisa às vezes leva até mesmo à recusa de um novo contratante ou parceiro, por exemplo, se a possibilidade de danos for grande.
É um trabalho que pode ser feito manualmente, consultando fontes de informação como Receita Federal para checagem da situação de CPF ou CNPJ, e Boa Vista/SCPC, órgão que realiza restrições assim como o SPC/Serasa.
Aliás, o dossiê reputacional deve ser repleto de indicadores essenciais para auxiliar gestores e analistas de compliance. As informações partem de órgãos governamentais e bureaus de dados do mercado para a validação e verificação das informações. Algumas das principais consultas necessárias são:
- Profissão de Risco;
- Lista Suja do Trabalho Escravo (Ministério do Trabalho);
- Pessoa Politicamente Exposta (SISCOAF);
- Mídia Negativa do Google (Organização Criminosa, Lavagem Dinheiro, entre outros.);
- Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC);
- IBAMA;
- Certidão Negativa da Polícia Federal, e
- SPC/Serasa.
Automatização e praticidade
Produzir um dossiê reputacional de modo manual é possível, como já foi dito, mas tem se tornado algo cada vez mais difícil de realizar em tempo hábil. Considerando a agilidade do mundo moderno, as empresas são exigidas a fornecerem respostas rápidas a fim de evitar perdas de bons clientes.
Superar o desafio de incluir manualmente informações de consulta, gerar relatórios e fazer análises ágeis é viável atualmente. Isso porque, felizmente, existem ferramentas que automatizam todo o processo de levantamento de dados.
Vantagens das ferramentas automatizadas
Dispor de um desenvolvimento veloz desses dossiês ajuda a reduzir custos operacionais e possibilita a melhor aplicação da força de trabalho da empresa.
Com novas tecnologias, é possível até mesmo diminuir custos que antes não eram controlados da maneira ideal. E há outras vantagens. Com as ferramentas automatizadas, além da economia de tempo na busca de dados, fica facilitada a elaboração de documentos simples de analisar.
No entanto, gestores de compliance nem sempre encontram no mercado opções com custo-benefício interessante. Além disso, não são todas as tecnologias que contam com flexibilidade em integrações com outros sistemas.
Conhecer o cliente é fundamental
Com a ferramenta ideal, o risco reputacional envolvido em uma negociação é diminuído. Afinal, trata-se de um mecanismo que oferece informações seguras para conhecer melhor seu cliente (Know Your Client, KYC) a partir de informações consistentes.
E o interessante é que é possível encontrar opções que, por meio da unificação das consultas em fontes com aderência às exigências regulatórias, como CVM e BACEN, organizam as consultas em um documento tornando-o visualmente fácil para análise.
Além disso, existem aplicações que verificam o histórico de checagens de um determinado CPF, por exemplo. Assim, caso haja um grande volume de consultas, é possível fazer um aprofundamento maior por conta desse resultado suspeito.
Com todos esses recursos e práticas KYC, as tomadas de decisão ficam mais seguras.
Aliás, com o Data Engine, da Cedro Technologies, é possível obter esse e outros recursos modernos e que tornam o dia a dia da corporação ágil. Acesse nosso site para saber mais sobre o assunto!