Certificado Empresa Pró-Ética: entenda como o Data Engine auxilia na análise de risco

Vitor Precioso

21 junho 2019 - 12:02 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoas analisando gráficos em uma prancheta

A Controladoria-Geral da União (CGU) definiu que o certificado Empresa Pró-Ética passa a ser bianual. Com o atual ciclo (2018-2019) se encerrando, já é hora de se preparar para a próxima avaliação, que envolve diversos aspectos, como a análise de risco e monitoramento.

A avaliação criada pela CGU, em parceria com o Instituto Ethus, busca unir os esforços entre os setores público e privado para promover e incentivar um ambiente corporativo mais ético, íntegro e transparente no Brasil.

Os requisitos avaliados na última edição e que devem nortear o novo ciclo envolvem temas como “Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética”, “Canais de Denúncia e Remediação”, “Políticas e Procedimentos”, “Comunicação e Treinamento”, “Análise de Risco e Monitoramento” e “Transparência e Responsabilidade Social”. Cada item possui uma pontuação e a empresa precisa possui pontuação total de 70 pontos ou mais (nota máxima é 100). Além disso, em cada ponto, a empresa deve atingir no mínimo 40% da nota da área avaliada.

Desafios do Certificado Empresa Pró-Ética

Um dos principais desafios que a CGU possui com o Certificado Empresa Pró-Ética é identificar a efetividade dos programas submetidos ao projeto. Além disso, os negócios precisam contar com uma cultura organizacional forte e que os resultados apresentados sejam produtos de um trabalho concreto de melhoria e integridade no ambiente corporativo do país.

No entanto, é preciso ressaltar que o Certificado Pró-Ética não deve ser buscado como um objetivo por si só e não para dar visibilidade a um projeto consistente de transparência e integridade institucional.

Nas últimas edições, as empresas que receberam o certificado foram de diversas áreas, como instituições financeiras e empresas do setor energético.

Utilize o Data Engine para auxiliar na análise de risco

A plataforma de validação cadastral e enriquecimento de dados desenvolvida pela Cedro Technologies, o Data Engine, permite que você valide dados de qualquer pessoa, física ou jurídica. A ferramenta acessa rapidamente diversas fontes diferentes, unificando o processamento de informações. O acesso ao Data Engine pode ser feito através do site, com login e senha, ou através da integração da API.

Diante de um cenário de instabilidade política e econômica, é importante contar com uma ferramenta poderosa no apoio ao trabalho de compliance do seu negócio. Com o Data Engine, você pode consultar informações dos seus clientes (KYC), colaboradores (KYE) e parceiros comerciais (KYP) para garantir dados relevantes para a tomada de decisões.

Para a análise e o monitoramento de risco, o Data Engine oferece consultas a fontes que traz informações sobre Relacionamentos Pessoais, Pessoa Politicamente Exposta (PEP), listas restritivas, mídia negativa, ações judiciais, embargos e autuações no IBAMA. Todas estas fontes proveem informações para apoio às empresas para prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), financiamento ao terrorismo (FT) e outras informações.

Com o Data Engine, você consegue mais informações para basear as decisões do seu negócio e mostrar o comprometimento do seu negócio com a ética, a transparência e a integridade.

Quer conhecer mais sobre o Data Engine? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como conquistar melhores resultados para o seu negócio.

Recomendados para você

Mulher utilizando celular para se comunicar por mensagens
De que forma um sistema de cadastro digital auxilia clientes premium? ...
Pessoa em escritório utilizando computador enquanto analisa dados em uma folha
Dossiê reputacional: como ele contribui para práticas KYC? ...
Pessoas conectadas em uma tela de computador
Como um sistema de cadastro pode ajudar o Relationship Management ...