O Ted Talks é uma excelente plataforma para conhecer e compartilhar ideias de todo o mundo. Abordando os mais diversos temas, profissionais, artistas e influenciadores compartilham seus estudos, visões e análises de forma sintetizada e atrativa.
C-levels e diretores de qualquer área buscam a inovação, lidando com grandes negócios e procurando equilibrar os aspectos profissionais com a vida pessoal. Neste artigo, selecionamos 15 palestras do TED Talks com reflexões necessárias para aqueles que ocupam esses cargos. Continue a leitura!
1. Por que fazemos o que fazemos?
Para uma equipe, motivação é um dos recursos mais valiosos. Esse é um desafio constante para C-level. O renomado coach
Tony Robins
fala sobre o que leva um indivíduo à ação, as alavancas psicológicas que ele denomina “força invisível”.
2. O segredo feliz para trabalhar melhor
A felicidade pode ser um conceito abstrato demais, mas ainda é o que todos buscam, no final das contas. Mas qual a relação de causa e efeito entre felicidade e trabalho? Os profissionais que são produtivos se sentem realizados e, por isso, conseguem alcançar a felicidade? Para o psicólogo e CEO da Good Think,
Shawn Anchor
, a lógica é oposta: alegria e bem-estar é que estimulam colaboradores a serem mais produtivos. Veja como entender e conciliar rendimento no trabalho e felicidade.
3. Como abordar a diversidade a inclusão no local de trabalho
Diversidade parece que é visto ainda como um assunto polêmico em muitas empresas, mas não precisa ser. A discussão pode ser muito mais ampla. Como ter um ambiente criativo se a maioria dos seus colaboradores possui um background muito similar. Incluir pessoas de diversas raças, sexualidade, gênero e condições físicas têm muito o que acrescentar aos negócios.
Janet Stovall
compartilha sua visão para criar um plano de ação nos locais de trabalho para que as pessoas se sintam mais seguras e autênticas.
4. A mente por trás de Tesla, SpaceX, SolarCity…
O empresário
Elon Musk
é conhecido por ser fundador do PayPal, da Tesla Motors e da Space X. Nessa conversa com o curador do TED, Chris Anderson, ele conta um pouco mais dos seus projetos visionários (muitos que já estão em andamento) como carros elétricos comercializados em massa, locação de energia solar e até um foguete completamente reutilizável.
5. Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir
Para
Julian Treasure
, pesquisador e autor do livro “Sound Business”, a comunicação humana pode sofrer tantas interferências que às vezes parece impossível se fazer entender. Por isso, é comum que tenhamos a sensação de não sermos ouvidos enquanto falamos. Nesse Ted Talks, ele explica como você pode se expressar oralmente para ser mais chamativo e persuasivo. Veja as suas dicas para falar em público com mais confiança e pratique os exercícios vocais que ele propõe.
6. Por que bons líderes fazem você se sentir seguro
O que faz de alguém um grande líder? Essa é a reflexão que consultor e escritor
Simon Sinek
faz. Ele sugere que um grande líder é aquele que faz seus colaboradores se sentirem seguros, em que o trabalho é realizado num círculo de confiança. No entanto, para criar confiança e segurança, ainda mais numa economia desigual, é preciso que o líder assuma uma grande responsabilidade.
7. A poderosa revelação pelo derrame
Jill Bolte Taylor
conta um pouco sobre a sua experiência com um derrame. Em 1996, a neurocientista mudou o modo como percebia a vida. No seu lado esquerdo do cérebro, a parte racional e metódica, uma veia explodiu. Nas horas seguintes, apenas seu lado direito, que é emotivo e perceptivo, funcionou sozinho. Após sobreviver a essa situação, ela viu no acontecimento uma viu uma oportunidade de pesquisa rara: uma cientista pesquisando o seu próprio cérebro. Essa história incrível nos ajuda a refletir sobre nós mesmos enquanto sujeitos e nossa relação com o mundo.
8. Como inteligência artificial pode salvar a humanidade
A
inteligência artificial
está transformando o nosso mundo, mais ainda há muito a ser descoberto e feito para aproximar a tecnologia da experiência humana. Nessa palestra, o especialista em tecnologia
Kai-Fu Lee
conta como a China e os Estados Unidos estão fazendo grandes descobertas na área, revolucionando o aprendizado. Ele reflete como os seres humanos podem prosperar nessa era tecnológica cultivando a criatividade e a compaixão – liberando as pessoas do trabalho rotineiro e fazendo nos lembrar do que é que nos torna humanos.
9. As percepções humanas que faltam no big data
Investir em
big data
pode até ser fácil, mas usá-lo é muito difícil. Mesmo com a quantidade de dados disponíveis sem precedentes, por que tantas empresas tomam decisões ruins? Essa é a reflexão de
Tricia Wang
faz. Com histórias da Nokia à Netflix e aos oráculos da Grécia antiga, ela desmistifica o que é big data, mostrando como identificar as armadilhas e sugere que também se concentrem em “trick data” (percepções preciosas e não quantificáveis de pessoas reais) para tomar decisões corretas e prosperar nos negócios.
10. A maior razão pela qual startups obtêm sucesso
Bill Gross
é um investidor e empresário que fundou várias startups e incubou muitas outras. Nessa palestra, ele reflete sobre porque algumas obtiveram sucesso e outras não conseguiram. Com dados de centenas de empresas relacionadas a ele e de informações de outras pessoas, ele classificou cada uma em cinco fatores-chave. A partir disso, para sua própria surpresa, descobriu que um desses fatores se destacava dos demais.
11. Como algoritmos moldam nosso mundo
Com o mundo cada vez mais digital, nós vivemos num mundo comandado por algoritmos. Muitas decisões que tomamos no dia a dia são na verdade decisões feitas a partir de programas de computadores. Nessa palestra, o especialista
Kevin Slavin
mostra como os algoritmos modernos estão determinando o processo das ações, as táticas de espionagem e até os filmes que assistimos. Ele questiona quando começamos a perder o controle se deixamos que algoritmos complexos tomem nossas decisões cotidianas.
12. Como a linguagem modela a nossa forma de pensar
A cientista cognitiva
Lera Boroditsky
compartilha como as linguagens moldam nossa realidade e nossa noção de mundo. Existem 7 mil idiomas falados em todo o mundo. Cada um possui seus próprios sons, vocabulários e estruturas. A partir disso, ela exemplifica várias situações que possuem sentidos muitos mais complexos em outras línguas, como de uma comunidade aborígene da Austrália e do russo. A flexibilidade humana criou infinitos universos cognitivos.
13. Como fazer do estresse um amigo
A psicóloga Kelly McGonigal fala sobre o estresse. Muitas pessoas sentem os sintomas como coração acelerado, respiração mais intensa e suor. Essa sensação, comum e frequente para os empreendedores, pode ser ruim se você acredita que é negativo. Isso é o que revela uma pesquisa apresentada por ela. Mesmo que tenha se tornado um problema de saúde pública, ela mostra como mudar a situação e enxergar de uma maneira positiva.
14. Por que trabalhar em casa é bom para os negócios
O trabalho remoto, ou home office, continua a se popularizar e traz inúmeras vantagens para as empresas. Essa é a discussão apresentada por
Matt Mullenweg
, cofundador da WordPress e CRO da Automattic. Com sua força de trabalho 100% distribuída, com colaboradores de diferentes cidades, fusos horários e países, ele compartilha suas experiências como líder nesse modelo de trabalho.
15. Sabedoria radical para uma empresa, uma escola, uma vida
O CEO da Semco, o brasileiro
Ricardo Semler
, busca apresentar suas ideias de como gerenciar uma empresa quase sem regras. Uma ideia radical que repensa todo o processo corporativo mais democrático que recompensa a sabedoria dos funcionários. O foco deve ser promover um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
De quais palestras você mais gostou? Conhece alguma outra que considera interessante para C-levels? Conte para a gente nos comentários!