A análise de documentos é uma parte importante de qualquer processo de due diligence, incluindo fusões e aquisições, investigações internas e auditorias de conformidade.
Trata de um procedimento que inclui revisar e avaliar vários tipos de documentos, como contratos, registros financeiros e regulatórios, políticas e processos internos, por exemplo, para encontrar possíveis irregularidades ou fraudes.
Como sua empresa faz a análise de documentos? Este post mostra como ela pode ajudá-lo a identificar riscos e oportunidades e garantir que sua empresa esteja em conformidade. Também fornece etapas para colocá-la em prática. Acompanhe!
Como a análise de documentos identifica riscos e oportunidades e ajuda no compliance
A análise de documentos é uma ferramenta importante para garantir que sua organização esteja em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Isso porque ela ajuda a identificar riscos e oportunidades. Veja, com alguns exemplos, como isso é feito:
- Fornece informações sobre processos e documentos que podem melhorar a tomada de decisão e garantir diferencial no mercado;
- Identifica riscos financeiros. Por exemplo, contratos financeiros ou comerciais podem conter cláusulas que podem dar origem a disputas ou litígios futuros;
- Analisa transações financeiras suspeitas ou fraudulentas;
- Ajuda a conhecer riscos relacionados à divulgação de informações não permitidas;
- Identifica documentos que não estão em conformidade com os regulamentos e leis válidos. Por exemplo, a lei de proteção ao consumidor defende que as empresas celebrem contratos claros e legais em suas operações comerciais, como evitar cláusulas abusivas;
- Possibilita que as empresas sejam mais transparentes sobre seus processos e informações. Por exemplo, ajuda a classificar documentos e selecionar quais deles podem se tornar públicos. Medida esta que pode contribuir para atrair investidores e assegurar a saúde financeira do negócio;
- Permite que as organizações reconheçam documentos mal elaborados e contrários às leis trabalhistas, tributárias, ambientais, etc. Com base nisso, é possível corrigi-los e garantir a conformidade do seu negócio.
Etapas da análise de documentos
Em cinco etapas é possível fazer a análise de documentos da sua empresa. Veja como é fácil e simples:
1- Identificação de riscos e oportunidades
Em primeiro lugar, é necessária uma análise dos documentos para identificar potenciais riscos e oportunidades que podem ser exploradas pela empresa.
Por exemplo, um contrato comercial elaborado em desacordo com a legislação aplicável pode comprometer o acordo feito entre a empresa e o consumidor. É um risco que pode gerar problemas financeiros e afetar a imagem da organização no mercado.
2- Categorização dos documentos
Em seguida, é importante classificar os documentos com base em sua natureza e importância para o negócio.
Essa categorização permite que as organizações priorizem a análise dos documentos mais relevantes, como aqueles que apresentam maior impacto nos negócios.
Uma dica é considerar e classificar os documentos com base em seus riscos e oportunidades. Assim, é possível simplificar a análise de cada um.
3- Revisão detalhada
Classificar os documentos não é suficiente. Cada um também deve ser revisado em detalhes para garantir que reflita verdadeiramente os riscos e oportunidades inicialmente identificados.
Usar a tecnologia e formar uma equipe para realizar a análise detalhada de documentos é fundamental para simplificar esse processo.
4- Avaliação dos resultados obtidos
O quarto passo é avaliar os resultados da análise documental. Dessa forma, os gestores corporativos podem tomar as medidas necessárias para mitigar os riscos e capitalizar as oportunidades identificadas.
5- Documentação do processo
Ao documentar o processo de análise de documentos, você pode criar um banco de dados que pode ser consultado para criar medidas visando garantir a conformidade de sua organização.
Além disso, a empresa pode utilizar as informações geradas para melhorar a realização do procedimento.
O uso da tecnologia na análise de documentos
Você sabia que a tecnologia pode agilizar a análise de documentos? Ela permite a consulta e validação de documentos em tempo real, tornando esse processo não apenas mais rápido, mas também mais seguro.
Além disso, tem as seguintes vantagens:
- Aumento da produtividade;
- Integração de dados;
- Redução de custos;
- Padronização de processos;
- Automatização das operações;
- Melhoria no processo de tomada de decisão.
Hoje, diversas tecnologias estão disponíveis no mercado para agilizar a organização e análise de documentos, entre elas está o Data Engine Cedro. Trata-se de uma ferramenta 100% digital focada na validação de dados cadastrais, prevenção de fraudes e compliance.
Quer saber mais sobre nossa solução e como ela pode auxiliar sua empresa na análise de documentos? Agende uma reunião com nossos especialistas!