O mercado financeiro é um dos setores mais dinâmicos e competitivos do mundo, exigindo que os investidores tomem decisões rápidas e precisas para obter vantagem.
Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) são capazes de oferecer a esses investidores uma vantagem competitiva, fornecendo insights valiosos e ajudando-os a tomar decisões informadas em tempo real.
Neste post vamos explorar como a IA está mudando o jogo no mercado financeiro e o que isso significa para investidores e traders.
Continue a leitura!
Como a Inteligência Artificial no mercado financeiro é usada?
O mercado de ações tem sido a pedra angular da economia global há séculos, com investidores negociando ações e títulos para garantir seu futuro financeiro.
Mas, nos últimos anos, o ambiente tradicional de negócio vem passando por uma grande transformação, pois a Inteligência Artificial no mercado financeiro tem sido cada vez mais adotada por investidores e traders.
Hoje é possível utilizar ferramentas de Inteligência Artificial como aprendizado de máquina, análise de sentimento e previsões algorítmicas. Ao serem empregadas juntas ou de maneira separada, as tecnologias formam sistemas de negociação baseados em IA para identificar padrões nos dados do mercado de ações e usar esses insights para tomar melhores decisões.
A Inteligência Artificial no mercado financeiro também pode ser usada para detectar e explorar oportunidades de arbitragem, que são situações em que a mesma ação é negociada a preços diferentes em diferentes bolsas.
Conheça outros usos:
- Interpretar o mercado financeiro;
- Usar dados para calcular mudanças de preços;
- Automatizar análises e negociações;
- Identificar razões por trás das flutuações de preços;
- Realizar vendas e negociações;
- Monitorar a evolução de mercados em mudança.
A IA também permite que os investidores acompanhem o desempenho das ações quase em tempo real, assegurando reações mais rápidas às mudanças do mercado.
Embora os humanos continuem sendo uma grande parte da equação comercial, a IA desempenha um papel cada vez mais significativo. A negociação algorítmica responde por cerca de 60 a 73% das negociações de ações nos EUA, de acordo com dados de Wall Street destacados em um relatório da Mordor Intelligence.
Desafios e limitações da IA no mercado financeiro
Os mercados de ações são caracterizados por sua instabilidade, natureza mutável e falta de um padrão claro. Prever os preços das ações é difícil devido a uma variedade de fatores como política, economia global, eventos inesperados e o desempenho financeiro de uma empresa.
E as ações são impossíveis de serem controladas. Veja a Tesla ou qualquer outra companhia do americano Elon Musk. Um único tweet dele tem o poder de alterar significativamente o preço de seus ativos.
Como acontece com qualquer outro tipo de inovação técnica, certamente haverá erros ao longo do caminho, até porque a Inteligência Artificial não consegue prever mudanças como essas.
E também existe a possibilidade da IA ser usada para manipulação proposital do mercado, como na prática de spoofing. Com a IA na mistura, tais esquemas podem se tornar cada vez mais sofisticados, dependendo de que tipo de mecanismos à prova de falhas evoluem para restringir os comerciantes automatizados.
E ainda há a questão da imaturidade da tecnologia. Mesmo agora, por mais impressionantes que sejam os sistemas de negociação de IA, eles não podem replicar totalmente a intuição humana. Isso poderia deixar os sistemas de IA abertos à manipulação externa.
Como os investidores podem aproveitar a IA para maximizar seus retornos?
A Inteligência Artificial não é apenas capaz de trazer lucros para os grandes investidores e fundos. Essa tecnologia também pode ser usada com sucesso pelos traders menores.
Hoje o maior desafio para os traders, principalmente os iniciantes, é escolher ações de qualidade e criar um portfólio.
As ferramentas de IA disponíveis no mercado são capazes de criar um portfólio de ações personalizado em segundos. Essas plataformas monitoram continuamente os ativos e notificam imediatamente o trader se houver algum sinal de alerta.
Os algoritmos de Inteligência Artificial também cuidam do reequilíbrio do portfólio, o que traz tempo para se concentrar em outras atividades, ao mesmo tempo que cuidam das metas financeiras individuais.
Os algoritmos de IA podem analisar dados rapidamente, identificar padrões e fazer recomendações para negociações que podem gerar retornos melhores do que muitas análises manuais. Isso pode ajudar a otimizar suas estratégias de negociação e reduzir riscos.
Por fim, a IA pode ajudar traders e investidores a gerenciar melhor seus portfólios. Os algoritmos de IA podem analisar dados e identificar investimentos diversificados que podem ser lucrativos e reduzir riscos. Isso pode ajudar traders e investidores a construir um portfólio bem equilibrado que pode ajudá-los a atingir suas metas financeiras de longo prazo.
O futuro da IA no mercado financeiro
A IA já revolucionou o mercado de ações. Pode não ser tão visível quanto as tecnologias que está substituindo, mas sua influência é inegável. O que está claro é que a negociação baseada em IA tem várias vantagens sobre seus predecessores baseados apenas em algoritmos.
Primeiro, há o fato de que um sistema orientado a algoritmos é sempre limitado pelas habilidades da pessoa que o utiliza. Como não podem realizar análises independentes, nem sempre entregam resultados lucrativos.
Um sistema alimentado por IA, por outro lado, pode tomar decisões com base em dados ricos em tempo real. A IA pode processar grandes quantidades de dados muito mais rápido do que um operador humano jamais poderia, o que aumenta as chances de tomar decisões sensatas e fundamentadas. E pode tomar essas decisões com rapidez suficiente para explorar até mesmo os menores movimentos do mercado ou para neutralizar oscilações inesperadas nessa área.
E este é apenas o começo. Avançando, há uma excelente chance de que a IA continue a desenvolver novos conjuntos de recursos para ajudar investidores, corretoras e reguladores do mercado.
Mas, mesmo nesse estágio inicial, as ferramentas de negociação com IA podem reduzir o tempo, garantir um conhecimento aprofundado e a intuição necessários para construir um portfólio forte a longo prazo.
Ainda não chegamos ao ponto em que os traders humanos se tornam irrelevantes, mas a IA de hoje diminuiu consideravelmente a distância entre investidores casuais e traders profissionais. E, dada a rapidez com que isso aconteceu, não demorará muito para que a IA se torne a nova base dos mercados de ações do futuro.
Neste post mostramos os principais usos da Inteligência Artificial no mercado financeiro, incluindo análise de dados, previsão de preços e automação de tarefas. Também abordamos os desafios e limitações da IA no mercado financeiro e como os investidores podem aproveitar essa tecnologia para maximizar seus retornos e tomar decisões mais informadas.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de continuar a leitura do Blog da Cedro!